Navigation – Plan du site
Comptes-rendus

Ana Laura dos Reis Corrêa, Deane Maria Fonsêca de Castro e Costa, Germana Henriques Pereira de Sousa, Questões dialécticas em nação periférica

CEEL/Grupo de Pesquisa Literatura e Modernidade Periférica, v. 1, Brasília : 2010
Germana Henriques Pereira de Sousa
Référence(s) :

Grupo Literatura e Modernidade Periférica, Questões dialécticas em nação periférica
CEEL/Grupo de Pesquisa Literatura e Modernidade Periférica, v. 1, Brasília : 2010

Texte intégral

1Este livro é o resultado dos estudos realizados pelo grupo de pesquisa Literatura e Modernidade Periférica, do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília, em conjunto com pesquisadores de outras universidades brasileiras, sob a coordenação das professoras Germana Henriques Pereira de Sousa (UnB), Deane Maria Fonsêca de Castro e Costa (UnB) e Ana Laura dos Reis Corrêa (UnB).

2Neste primeiro volume de uma coleção intitulada Literatura e Processo Social, a discussão está centrada na relação entre literatura e história, que se torna mais estreita e peculiar na formação de literaturas que, como a brasileira, se produziram em regiões que passaram a fazer parte do sistema-mundo em condição periférica pela via da colonização mercantil européia. No caso da literatura brasileira, o chão histórico de sua produção foi fundamental para que a literatura internalizasse em suas formas um caráter empenhado na emancipação da colônia e na consolidação da independência nacional. A produção literária está, assim, organicamente vinculada à condição colonial da origem do país em relação ao mundo de que é parte integrante, mas não integrada. O senso histórico que perpassa a produção literária nacional é um traço do adensamento das contradições estéticas, políticas, sociais e econômicas que dão o tônus da vida literária brasileira, iluminando muitos dos pontos de tensão que articulam a forma literária ao processo social.

3Agradecemos a todos os pesquisadores, estudantes e professores, que se dispuseram a participar dessa discussão por aceitarem a iniciativa de dar prosseguimento ao debate, afirmando, assim, a importância do trabalho coletivo no interesse fundamental de entender a pesquisa como forma de contribuição gradativa para o avanço cotidiano do conhecimento do mundo e da lógica histórica com que nos confrontamos e, por meio da crítica literária, enfrentarmos as contradições acirradas de nosso tempo e espaço à procura de caminhos para a tão difícil luta pela emancipação.

Haut de page

Pour citer cet article

Référence électronique

Germana Henriques Pereira de Sousa, « Ana Laura dos Reis Corrêa, Deane Maria Fonsêca de Castro e Costa, Germana Henriques Pereira de Sousa, Questões dialécticas em nação periférica », Amerika [En ligne], 4 | 2011, mis en ligne le 24 mai 2012, consulté le 23 octobre 2017. URL : http://amerika.revues.org/1996

Haut de page

Droits d’auteur

© Tous droits réservés

Haut de page
  • Logo DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • Logo ERIMIT - Equipe de recherche interlangues : mémoire, identités, territoires
  • Les cahiers de Revues.org